RACISMO

O racismo é uma forma de discriminação e preconceito baseada no postulado de que as características raciais de um grupo humano e social

definem sua posição social, intelectual, moral ou cultural. Ele se manifesta de várias maneiras, incluindo atitudes discriminatórias e essencialmente hostis, que costumam chegar a práticas de exclusão e violência, em relação a suas vítimas.

Por sua conotação social e tipológica, o racismo pode ser tanto individual quanto sistêmico, podendo abranger inteiras sociedades e nações.

Nesse sentido, o racismo pode se manifestar em várias formas, entre as quais:

  • Racismo individual: são preconceitos e atitudes discriminatórias manifestados por indivíduos em relação a pessoas de outras raças.

  • Racismo institucional: acontece quando políticas ou práticas dentro de organizações ou instituições perpetuam desigualdades raciais (ex.discriminação na contratação, oferta de menores salários ou posições inferiores ao merecido, limitações na carreira, etc.).

  • Racismo sistêmico: acontece quando a atuação de estruturas sociais e públicas resultam em desvantagens para determinados grupos raciais em diversos aspectos da vida, como educação, acesso digital, emprego, moradia e justiça, por exemplo, em razão de sua raça.

Por razões de cunho tanto moral, como jurídico e social, o racismo deve ser combatido. O combate ao racismo envolve a promoção de igualdade, respeito e inclusão.

Infelizmente, muitas pessoas e organizações ainda enfrentem desafios significativos nesse combate.

A educação e a conscientização sao terramentas ess para combater o racismo e promover a tolerância; bent conto o entendimento dos prejuízos, que atitudes racistas podem acarretar para as organizações, cujos colaboradores porventura o pratiquem.

No Brasil, por entendimento do Supremo Tribunal Federal, toda e qualquer forma de discriminação contra quaisquer minorias, tipifica crime de racismo, acarretando as consequências penais do caso.